CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA: SECRETARIA DE SAÚDE DE ASSUNÇÃO REALIZA ''DIA D". 143 ANIMAIS VACINADOS

Publicado em 11/10/2021 às 09:29 680 Visualizações

CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA: SECRETARIA DE SAÚDE DE ASSUNÇÃO REALIZA ''DIA D". 143 ANIMAIS ENTRE CÃES E GATOS FORAM ALCANÇADOS NESTE PRIMEIRO MOMENTO.

A secretaria municipal de saúde- por meio da Vigilância em saúde ambiental (V.S.A)- realizou no último fim de semana a abertura oficial da campanha nacional de vacinação contra a raiva em cães e gatos. Com data inicial no último dia 09, a campanha se estenderá por todo o mês de outubro sendo concluída apenas na segunda semana de novembro, dia 12.

Com o objetivo de atingir 100% do município, a campanha será dividida em duas frentes, sendo de segunda a quinta feira na zona rural e aos sábados na zona urbana, seguindo um planejamento previamente estabelecido e divulgado semanalmente.

A vacinação na zona rural será feita de casa em casa, de maneira itinerante, durante todo o dia. Já na zona urbana serão montados pontos de vacinação em locais estratégicos de maneira a contemplar todos os bairros, das oito horas da manhã ao meio dia, seguindo o seguinte cronograma:
SÁBADO,16, Conj. José Pimenta(casinhas) e Loteamento Casa branca , ao lado do ginásio o Balduinão.
DIA 23, bairro Júlia Borges, ao lado do clube municipal.
DIA 30, bairro João Martiniano, ao lado de Dagamas bar.
DIA 06/11, bairro Bela vista, as margens da Pb 238(saída pra Taperoá).
DIA 12/11, Centro, mercado público municipal: ENCERRAMENTO.

Para este ano a estimativa é de que 956 animais entre cães e gatos sejam vacinados.

A RAIVA:
A forma mais comum de transmissão da Raiva é por meio do contato com a saliva do animal raivoso, através de mordeduras, arranhaduras e lambeduras. O vírus da raiva pode infectar todos os mamíferos, provocando a morte em quase todos os casos. A vacinação é gratuita e, para serem imunizados, os animais devem possuir mais de três meses de idade e não podem estar doentes. Assim, a vacinação deve ser reforçada anualmente e, mesmo que o animal já tenha recebido a vacina em campanhas anteriores, é preciso vacinar novamente este ano. Texto: Marcos Oliveira