Aspectos Gerais

Aspectos Gerais

A população da cidade de Assunção/PB chegou a 4.152 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 15,53% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sua Área é de 126,43 km² representando 0.224% do Estado,

0.0081% da Região e 0.0015% de todo o território brasileiro.

Seu IDH é de 0.611 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)

Ano de Instalação: 1997

Microrregião: Cariri Ocidental

Mesorregião: Borborema

Altitude da Sede: 573 m

Distância à Capital: 206.0332Km

Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD.

Pontos Turísticos

Estamos encravados numa das regiões mais secas do estado, mesmo assim temos lindas paisagens rurais e urbanas, a exemplo da serra da grota, uma mata praticamente intocada pelo homem na maior parte do ano e que nas cheias apresenta uma linda cachoeira que aparece como ponto de turistas locais.Temos ainda durante o ano todo a paisagem da Serra da Samambaia, ponto mais alto da cidade. Cheia de mistérios e rodeada de matas caminhos ainda desconhecidos, a SAMAMBAIA, como é conhecida se torna um atrativo turístico. Além é claro das paisagens urbanas representados por três monumentos em forma de praças, edificações majestosas, que hoje encantam transeuntes e pessoas da cidade. São as praças JOSÉ PEDRO DINIZ, ATEMISTO VIEIRA E PIO SALVADOR DE MARIA.

Demografia

As informações populacionais foram baseadas nos censos demográficos realizados pelo IBGE  nos anos de 1970, 1980, 1991 e 2000. Além disso, também é possível encontrar as estimativas dos anos de 2001, 2002 e 2003, somente para os municípios. A metodologia utilizada pelo IBGE em relação à população residente total, por sexo e situação de domicílio é referente aos moradores habituais em cada residência. O recenseamento dos moradores habituais do domicílio que estavam ausentes na data de referência é apresentado respeitando a presença inferior a 12 meses na residência em relação à data em que foi feito o recenseamento.

Já o cálculo para a Estimativa Populacional respeita uma série de equações estatística desenvolvidas pelo IBGE na década de 90 dispostas abaixo

Metodologia adotada nas estimativas populacionais municipais:

O modelo adotado para estimar os contingentes populacionais dos municípios brasileiros emprega metodologia desenvolvida pelos demógrafos Madeira e Simões, onde se observa a tendência de crescimento populacional do município, entre 2 Censos Demográficos consecutivos, em relação à mesma tendência de uma área geográfica hierarquicamente superior (área maior).

O método requer a existência de uma projeção populacional, que leve em consideração a evolução das componentes demográficas (fecundidade, mortalidade e migração), para uma área maior que o município, quer dizer, para a Unidade da Federação, Grande Região ou País. Desta forma, o modelo matemático desenvolvido estaria atrelado à dinâmica demográfica da área maior.

Em síntese, o que a metodologia preconiza é que:

Se a tendência de crescimento populacional do município entre os Censos for positiva, a estimativa populacional será maior que a verificada no último levantamento censitário; caso contrário, a estimativa apontará valor inferior ao último Censo.

Fonte: IBGE.  www.ibge.gov.br

Prefeitura Municipal de Assunção